Equipes Especializadas para seu evento

Cursos e Palestras

palestra ► Educação Física
► Recreação e Lazer
► Turismo e Hotelaria
► Pedagogia
► Qualidade de Vida

Aulas Teóricas e Praticas com Apostila

Prof. Esp. Virgilio Abrahão Junior (Tio Melancia) - Cref: 37668-G/SP

Apresentação - Esta proposta visa ampliar as possibilidades de trocas e construção de conhecimento entre professores, recreadores, educadores, tecnólogos em lazer e entretenimento, turismologo, animadores e monitores aprimorando a intervenção desses profissionais em suas áreas de competência. Tratamos de conteúdos conceituais e comportamentais com base nos quatro pilares da educação: saber, fazer, ser e conviver. As aulas serão ministradas com partes teóricas e praticas, pautamo-nos na consolidação profissional individual, fazendo-os perceber e explorar o potencial de cada participante.

Desenvolvimento - Datas: à combinar.

Carga Horária - depende de cada curso escolhido.

curso-balao
PÚBLICO ALVO -
Profissionais e Universitários dos cursos de Educação Física, Turismo, Hotelaria, Pedagogia e interessados em ingressar nessa área do lazer, recreação e entretenimento.

OBJETIVOS -
Possibilitar ao participante a vivência nas áreas da Educação, do Lazer e da Recreação para os segmentos de educação e turismo através de atividades lúdicas que estimulem a criatividade e demais aptidões e habilidades ressaltando os pontos positivos desse tipo de trabalho, assim como instrumentalizar os profissionais para atuarem com qualidade, responsabilidade e competência, além do foco principal que é a construção, aquisição e o aperfeiçoamento do conhecimento.

CURSOS/TEMAS:

01. Curso: - Cante e Encante com a Recreação
Trabalharemos com oficina de músicas recreativas mostrando a importância das músicas e cantigas de rodas, dos jogos e brinquedos cantados, sem deixar de lado o valor educativo das canções infantis. Abordamos também os regionalismos e a cultura popular. O curso acompanha cancioneiro.

02. Curso: - Contação de História
A experiência de ouvir e contar histórias é uma antiga arte ligada á essência do ser humano, as narrativas tradicionais expressam em imagens as verdades mais profundas da vida. Daí essas histórias são eternas. No curso iremos passar todas as técnicas e diversas histórias de uma forma bem lúdica, Era uma vez ... OBS.: Ministrado por dois profissionais.

03. Curso: - Atividades Recreativas para pessoas com Deficiência
Neste curso trabalhamos as deficiências como um todo, entendendo cada uma delas, suas características e suas estratégias para cada tipo de atividade recreativa. Auditivo, Visual, Intelectual ou Físico não importa a deficiência podemos “SIM” trabalhar com recreação inclusiva e levar diversão a todas as pessoas.

04. Curso: - Atividades Aquáticas e Hidro-Recreativa
Curso montado especificamente para o ambiente aquático com atividades lúdico-recreativas para o despertar da sensação de prazer, integração e com aspecto educacional em ambiente aquático. Iniciação à natação através da ludicidade. A hidroginástica recreativa como fator de motivação para aulas convencionais.

curso-turismo05. Curso: - Atividades pré-desportivas como fator educacional
As atividades pré-desportivas são de grande importância para o desenvolvimento da criança buscando torná-las adultos mais saudáveis. Na perspectiva educacional através do esporte e atividades físicas, esse curso busca o auxílio da prática docente da educação física e o aprimoramento desse profissional em suas ações e intervenções promovendo a iniciação lúdica para o desporto.

06. Curso: - Jogos Esportivos Adaptados
Os jogos esportivos como futsal, voleibol, basquete, handebol, rugby entre outros são esportes onde o profissional de educação física está habilitado e somente ele pode aplicar estes esportes, porém no fator recreacional com adaptações o recreador, monitor, pedagogo pode sim aplicar estes esportes, porém com adaptações significativas, neste curso você irá desenvolver habilidades para aplicar e criar novos jogos.

07. Curso: - Gincanas
Neste tema iremos trabalhar com elaboração, planejamento, organização, execução e avaliação de gincanas culturais, esportivas, recreativas, aquáticas com conteúdo teórico e prático. Fazemos laboratório de criação e planejamento de todos os tipos de gincanas. Lembrando que as gincanas podem ser trabalhadas em diversos setores como educacional, empresarial e recreativo.

08. Curso: Escultura com Balões
Curso voltado para o aprendizado da técnica de produzir e criar esculturas com balões e encantar a todos com as mais belas esculturas feitas na hora. Trata-se de uma arte muito utilizadas nos mais diversos tipos de eventos públicos e privados e em Buffet infantil cujo o mercado esta crescendo cada vez mais. OBS.: Ministrado por dois profissionais.

curso-presidenteprudente 09. Curso: - Maquiagem Artística Facial
Curso voltado para o aprendizado das técnicas de maquiagem artística facial com tintas especiais que não irritam a pele (não toxica), nós ensinamos todas as técnicas e habilidades para se fazer os mais variados desenhos no rosto ou no corpo do cliente, desenhos pequenos e pelo rosto todo. Muito usado em eventos e festas infantis esta opção de lazer esta sendo cada vez mais usado e hoje o mercado pede profissionais cada vez mais preparados e com novidades. OBS.: Ministrado por dois profissionais.

10. Curso: - Decoração em Balão
Curso voltado para o aprendizado da técnica de produzir decoração com balões e encantar a todos com as mais belas decorações para festas, eventos entre outros espaços. Trata-se de uma arte muito utilizadas nos mais diversos tipos de eventos públicos e privados e em Buffet infantil cujo o mercado esta crescendo cada vez mais. OBS.: Ministrado por dois profissionais.

11. Curso: - Como montar um programa de Lazer
A recreação esta cada vez mais diversificada e avançada com muitas opões de entretenimento para todas as atividades e idades, mas como fazer o programa correto? Quais estes locais, faixas etárias e qual a melhor opção para o meu programa? Neste curso iremos abordar a criatividade e mostrar como você pode diversificar um programa de lazer para diversas faixas etárias.

12. Curso: - Recreação nos meios de hospedagem (Hotéis, Resorts, Pousadas entre outros)
Período de alta-estação e meios de hospedagens lotados. O que fazer para entreter e interagir o hóspede no seu momento de lazer. Ai que entra em ação o profissional do lazer e entretenimento. Como tornar uma temporada inesquecível e encantadora para o hóspede/cliente? Técnicas, habilidades e novas tendências serão aplicadas nesse curso, buscando fornecer ferramentas teóricas e práticas de forma a alicerçar o trabalho do recreador e da equipe em um dos equipamentos mais versáteis do segmento do lazer e da recreação.

curso-diadema13. Curso: - Acampamento, Acantonamentos e Colônia de Férias
Curso destinado para professores, educadores, recreadores e monitores. Abordando todas as etapas de preparação, planejamento, organização, desenvolvimento e execução de um acampamento, acantonamento e colônia de férias. O curso apresenta as diferenças entre nomenclaturas e das especificidades de cada um desses equipamentos, fornecendo dicas e orientações para uma experiência lúdica e recreativa encantadora.

14. Curso: - Recreação em Festas e Eventos
Tema para a festa: Um trabalho específico, divertido e criativo! As festas e eventos são setores que vem crescendo em grandíssima importância no setor econômico do país, principalmente nas grandes capitais e em cidades em desenvolvimento. Neste curso procuro oferecer técnicas, conceitos, classificações, dicas e atividades que o profissional de lazer, recreação e entretenimento possam utilizar para conduzir e elaborar programações e projetos de lazer, recreação e animação em festas e eventos.

15. Curso: - Jogos e Brincadeiras para dias de Chuva em pequenos espaços
O objetivo desse curso é instrumentalizar os profissionais do lazer, recreação e educação com atividades voltadas para ambientes com dificuldades de espaço, locais restritos e para dias de chuvas. Mostras a importância de um trabalho de construção prezando pela autonomia dos participantes e estimulando sua criatividade.

16. Curso: - Jogos Cooperativo e Jogos Competitivo
Demonstraremos com conteúdos teóricos e práticos a importância dos dois tipos de jogos. Ressaltando seus aspectos e valores dentro das atividades. Será que o jogo competitivo é, as vezes, taxado como um jogo cruel e que favorece ao mais forte? Ao invés de competir o que mais importa para o fator educacional da criança não é o cooperar?

17. Curso: - Atividade Recreativa em Ônibus
A viagem de ônibus pode ser um momento de grande diversão e entretenimento. Afinal permanecer horas e mais horas sentado em um pequeno e restrito espaço pode ser muito cansativo e chato. Podemos transforma este momento mais agradável e divertido com aplicação de atividades recreativas, gincanas, provas de habilidades e conhecimentos gerais. Sem esquecer a segurança e a responsabilidade com os passageiros.

curso-fortaleza18. Curso: – Desafios Recreativos
Tema – Quero ver se você consegue! Eu duvido! Os desafios recreativos são excelentes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento cognitivo de crianças, jovens e adultos. Esse curso trata de assuntos pertinentes a educação e promoção desenvolvimento do raciocínio e da formação do pensamento lógico. Nessa perspectiva educacional, forneceremos práticas pedagógicas para o ensino.

19. Curso: - Recreação em Eventos: atividades coorporativas e jogos com foco nas competências
Todo evento tem uma objetividade. O trabalho do recreador deve ser pautado nos objetivos estabelecidos para que seja eficaz. Evidenciaremos desde o processo organizacional até os procedimentos avaliativos de um evento onde a linguagem de intervenção e a recreação, lazer e atividades cooperativas.

20. Curso: - Recreação em Organizações Específicas
Faremos uma análise dos diversos e mais significativos equipamentos formais de lazer onde se insere a prática do profissional do lazer e recreação. Versaremos sobre hotéis, acampamentos, Buffet de festas infantis, clubes, colônias de férias, hospitais e brinquedotecas. Forneceremos ferramentas práticas para subsidiar a intervenção profissional.

21. Curso: - Novas Tecnologias no Lazer
Cada dia que se passa, novas tendências tecnológicas são inseridas em nossas vidas (Rádios, Tv, Internet, Telefones Celulares, Câmeras fotográficas digitais, câmeras de vídeo e muitos outros). O profissional de recreação e entretenimento deve está atendo as novas tecnologias e utilizá-las a seu favor a fim de incrementar suas atividades recreativas. Imagine um caça tesouro com pistas e enigmas por mensagens de texto ou voz via celulares, jogos e atividades criadas a partir de filmes, desenhos animados, sites e jogos eletrônicos antigos e modernos como, por exemplo: Counter Striker, Black, Chaotic, Pokemon, Caverna do Dragão, Super-Heróis, e vários outros. Mostraremos de forma didática como elaborar, planejar e executar essas atividades.

22. Curso: - Recreação para as diversas faixas etárias (Qual atividade certa?)
Recreação para a primeira infância O objetivo desse curso é proporcionar a vivência em atividades voltadas para o aprendizado e de desenvolvimento psicomotor e da autonomia. A imaginação em atividades de magia e criatividade / Oficinas manuais e artísticas, e rodas cantadas.

poj-recreacaoRecreação infantil
Numa perspectiva educacional, iremos trabalhar a importância dos jogos, das brincadeiras e passatempos como fator de integração, socialização e conscientização do ser humano na sociedade. Serão realizados grandes jogos, músicas recreativas e oficinas artísticas, manuais e de construção.

Recreação para jovens
Este curso trabalha especificamente atividades recreativas para o público jovem, mostrando as concepções e as práticas de lazer do jovem brasileiro. Serão mostrados esportes adaptados, atividades de integração, brincadeiras e pegadinhas.

Recreação para adultos
Buscamos a quebra de paradigmas com relação ao brincar trazendo a importância dessa ação para a vida humana numa perspectiva sócio-cultural. Buscaremos mostrar o brincar não como fuga da realidade ou livrar-se do stress cotidiano, mas sim para reforçar os laços afetivos e auxiliar na melhoria das relações pessoal e interpessoal.

23. Curso: - Enduro a Pé para o Caça ao Tesouro
Neste curso pegamos o esporte de aventura enduro a pé e incluímos a ludicidade do caça ao tesouro, passando técnica, história/ludicidade. Fazemos de um simples caça ao tesouro para um moderno sistema de caça muito mais interessante para diversas idades, venha aprender como montar e organizar um caça ao tesouro utilizando o enduro a pé. OBS.: Ministrado por dois profissionais.

24. Curso: - Recreação em Esportes de Aventura
Este curso possibilitará desenvolver habilidades para atuar na área de Recreação em Esportes de Aventura com noções básicas dos principais equipamentos e também organizar eventos com esportes de aventura. Alguns pontos do esporte de aventura que iremos abordar:
- Noções Básicas em: Rapel, Tirolesa, Parede de Escalada, Árvorismo, Trilhas em Hotéis, Shoppings, Acampamentos e Outros; - Surf em Piscina; - Mergulho Livre em Piscina; - Noções Básicas de Segurança em água. - Enduro a pé; - Le Parkour; - Noções Básicas de Segurança. OBS.: Ministrado por dois profissionais.

curso-presidenteprudente225. Curso: - Ensino do Rugby para crianças
Este curso possibilitará desenvolver habilidades para atuar no rugby com crianças e jovens, apresentando uma estratégia para ensinar as leis e o jogo em si, neste curso você saberá a história e os principais pontos de jogos em São Paulo.

26. Curso: - Transformando o Recreio em uma aventura
Este curso possibilitará o treinamento e desenvolvimento de inspetoras, professoras de ensino infantil para transformar a hora do intervalo, recreio, em um momento de aprendizado, um momento lúdico, possibilitando as diversas estratégias que a recreação nos possibilita.



PALESTRAS/TEMAS:


01. Palestra: Oportunidades de Atuação e Carreira na área do Lazer
Palestra que discorre sobre as possíveis áreas de atuação do profissional do lazer e da recreação, abordando a interdisciplinaridade e as possíveis intervenções no mercado de trabalho.

02. Palestra: Seja um Recreador em Hotéis, Acampamentos, Escolas e Navios
Palestra aborda a recreação de uma maneira geral em hotéis, acampamentos, escolas e navios. A programação mais adequada para cada local, técnicas e dicas pertinentes a cada local.

03. Palestra: Recreação de A á Z
Nesta palestra abordamos a recreação de uma forma geral, abrangendo o conceito de jogos e brincadeiras e os diversos tipos de atividades recreativas em diversos espaços.

04. Palestra: Perfil e Postura Profissional
Palestra sobre as novas tendências do profissional do lazer e da recreação, analisando suas características, posturas, obrigações e formações. Conhecimentos e paradigmas. Valorização e mercado de trabalho.

05. Palestra: Gestão do Lazer e do Entretenimento
Palestra com foco na gestão do lazer, colocando as principais alternativas e sugestões de um programa de lazer, discutir o que são políticas publicas do lazer e desenvolver um projeto de lazer para ser inserido o mercado escolhido.

06. Palestra: Mercado do Entretenimento
Palestra voltada a discussão do mercado do entretenimento, conceituação e os principais pontos deste mercado que cresce a cada dia.

senac-guarulhos07. Palestra: Organização de Eventos – Esportivos & Recreativos
Palestra aborda os conceitos básicos da organização de eventos esportivos e recreativos para todas as idades e situações e como organizar um evento simples até um mega evento.

08. Palestra: Marketing Pessoal e Marketing na Recreação
Marketing Pessoal hoje é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional e pessoal. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.

09. Palestra: Marketing Esportivo
Nesta palestra iremos abordar o grande diferencial com relação às demais ferramentas de comunicação, utilizado de forma precisa, o marketing esportivo agrega força á marca ou a empresa por meio do simbolismo com os valores do esporte, como superação, trabalho em equipe e liderança, inerentes também ao sucesso na vida corporativa e as características de cada corporação. Sendo assim, empresas de tecnologia buscam se associar ao automobilismo e empresas cujos produtos são de luxo, a esportes como tênis e golfe, por exemplo. Aqui você terá estratégias de como atuar com Marketing Esportivo.

10. Palestra: Qualidade de vida e instrumentos para melhorar a vida
Nesta Palestra colocamos o que realmente é fundamental na vida, equilíbrio, amor, saúde, alimentação são alguns itens para ter uma qualidade de vida boa, mas e a sua, você sabe o que realmente pode fazer para melhorar, mudar e ter uma vida com mais qualidade?

uniesp11. Palestra: Conhecendo as drogas e utilizando o Esporte e o Lazer como instrumento de combate
Hoje as drogas estão tomando conta de nossa sociedade e o que podemos fazer para que crianças, jovens e adultos não caia nesta vida? Nesta palestra iremos conhecer a história da droga e o que ela pode causar na vida de uma pessoa e sua família, e também o que podemos utilizar como arma para combater este mal, o esporte, o lazer, mas como utilizar estas ferramentas?

12. Palestra: Prevenção de acidente domestico infantil e opções de Lazer
Chegaram às férias para as crianças, mas não para os pais que tem que ficar com atenção redobrada na criançada, pois nesta época os acidentes infantis crescem muito. Nesta palestra iremos conhecer os acidentes mais freqüentes e como podemos fazer para que eles não ocorram conosco. Geralmente as opções de lazer são muito utilizadas, mas qual? Depende de fator econômico e social.


INVESTIMENTO - R$ Valor estipulado em acordo (contrato) com os organizadores.
- Incluindo (responsabilidade do Professor): - Apostila completa; - Sorteio de 01 Livro sobre LAZER E RECREAÇÃO (mediante Ficha de Inscrição); - Veiculação do curso, fotos e vídeos no site Tio Melancia; - Se desejar disponibilizamos para locação (Data Show, Notebook, Telão, Som e Iluminação).

PRÓ LABORE - A consultar.

RESPONSABILIDADES:
De responsabilidade da contratante:
- Transporte, alimentação e hospedagem; - Infra-estrutura, recursos materiais solicitados pelos profissionais.
De responsabilidade do profissional - Formatação de apostilas completas; - Divulgação em sites específicos; - Viabilização do sorteio de 01 (um) livro de relevância ao conteúdo, ao final do curso; - Materiais específicos que já possuímos.

APOIO
GEREL - Grupo de Estudos em Recreação, Esportes e Lazer
ABRAPEFE - Associação Brasileira dos Profissionais de Educação Física e Esportes - www.abrapefe.org.br
ABRE – Associação Brasileira de Recreadores – www.abrerecreadores.com.br

INFORMAÇÕES PARA CONTATO:
Prof. Esp. Virgilio Abrahão Jr. / Tio Melancia – Cref: 37668-G/SP